Quais análises posso verificar nas estatísticas


No início do relatório, já é possível verificar algumas informações gerais sobre a região, como por exemplo o valor médio dos imóveis e do m². É um indicador importante para entender qual é o perfil dos imóveis que são comercializados nessa região, podendo identificar se é de baixo, médio ou alto padrão.

O tempo médio é um indicador muito interessante, pois ele nos mostra qual é a liquidez média dos imóveis nessa região. Quando menor o tempo melhor, pois ele nos mostra que um imóvel fica pouco tempo anunciado e já é comercializado. É importante saber também que às vezes o anúncio foi inativado e não foi comercializado, porém, é provável que o anúncio seja removido quando ele é comercializado.

informações gerais

Já abaixo, temos os anúncios por categoria. Nesse gráfico podemos observar quais são as tipologias mais anunciadas nessa região. Importante para entender quais são os tipos mais anunciados e consequentemente, mais procurados.

estatísticas por categoria

No gráfico sobre Anúncios por Faixa de Preço, é possível analisar a quantidade de anúncios que possuímos por cada categoria de preço. Nesse exemplo, 35% dos anúncios nessa região tem o valor acima de 950 mil reais, sendo possível já tirar uma conclusão que é uma região valorizada na cidade e que o público que busca imóveis nessa região, possuem um alto poder aquisitivo.

estatísticas por faixa de preço

Em Anúncios por Área Útil, podemos identificar qual é o tamanho dos imóveis anunciados nessa região. É mais um indicador importante para entender o contexto dos imóveis da região.

estatísticas por área útil

E no último gráfico, é possível identificar por anúncio, qual é a quantidade de quartos por anúncios. Aqui, é possível realizar algumas análises, por exemplo: para regiões como essa, em que é predominante 3 quartos por imóvel, é provável que sejam famílias que residem e/ou buscam imóveis nessa região, pois geralmente possuem filhos. Já para imóveis com 1 quarto, espera-se que o público sejam pessoas solteiras e sem filhos.

estatísticas por anúncio

Por isso a importância de entender o contexto imobiliário da região em que se atua ou está pensando em atuar, para conhecer o público de clientes que buscam imóveis nessa região e ser mais objetivo com os clientes, aumentando a quantidade de fechamentos.